Pin It
Home / Alimentação / Diabetes: por que ocorre? Como prevenir?

Diabetes: por que ocorre? Como prevenir?

Saiba tudo sobre a diabetes, como ela ocorre, e se existe alguma forma de evitar que ela se manifeste!
 
No mundo atual, temos várias doenças complicando nossas vidas. Recentemente vimos na Record, uma materia sobre o Doutor rocha diabetes , que nos esclareceu muita coisa. Mas hoje vamos explicar para quem não sabe, o que é a diabetes, como ela atua e muito mais. Acompanhe conosco!
 

O que é a diabetes?

diabetes x

indo direto ao assunto, a diabetes é uma disfunção do metabolismo, ou seja, é do mesmo jeito que o organismo usa a digestão dos alimentos, para crescer e produzir energia. A maioria dos alimentos que comemos é quebrada em partículas de açúcar que fica no sangue. Esta substância é o principal combustível para o nosso corpo. Depois da digestão, o açúcar passa para a corrente sanguínea, onde é utilizada pelas células para crescer e produzir energia. No entanto, para que a açúcar possa entrar nas células, ela precisa de ajuda de outra substância, a insulina.

A insulina é um hormônio produzido no pâncreas, é uma grande glândula localizada atrás do estômago. Quando nos alimentamos, ela produz automaticamente a quantidade certa de insulina, que é necessária para mover a açúcar do sangue para as células do corpo. Nas pessoas com diabetes, porém, o pâncreas produz pouca insulina ou então as células não respondem da forma esperada à insulina produzida. E por isso acontece que a açúcar sai do sangue e vai direto para a urina sem que o corpo se aproveite dela. Ou então fica no sangue, que aumenta o que se chama de glicemia, ou concentração de açúcar que também não é aproveitada pelas células. Deste modo, o corpo perde sua principal fonte de combustível, pois há açúcar no sangue, mas ela não jogada fora sem ser utilizada.

Esses tipos de diabetes são decorrentes de defeitos genéticos associados a outras doenças ou ao uso de medicamentos. Podem ser:

  • Diabetes por defeitos genéticos da função da célula beta
  • Por defeitos genéticos na ação da insulina
  • Diabetes por doenças do pâncreas exócrino (pancreatite, neoplasia, hemocromatose, fibrose cística etc.)
  • Diabetes por defeitos induzidos por drogas ou produtos químicos (diuréticos, corticoides, betabloqueadores, contraceptivos etc.).

Existe formas de evitar?

To have a blood sample
To have a blood sample

As peças-chave para a prevenção do diabetes tipo 2 são simples. Por mais que os médicos repitam isso, no entanto, a mudança no estilo de vida, fundamental para a prevenção e sucesso no tratamento, ainda é uma tarefa complicada. Prevenir a doença passa por uma alimentação equilibrada, evitando o abuso de doces e gorduras, e a prática de exercícios físicos regularmente. Uma dieta rica em fibras e com menor quantidade de gorduras (óleos, creme de leite, manteiga) é a recomendação principal da Sociedade Brasileira de Diabetes. No item exercícios físicos, a prática quatro vezes por semana até 40 minutos de caminhada, por exemplo, é indicada. E lembre-se: ao fazer isso você estará prevenindo outras doenças importantes, como as cardiovasculares, osteoporose etc.

Conclusão
Bom pessoal, espero que as dicas tenham sido úteis e que consigam se prevenir, se alimentar bem com sucesso
Dúvidas e sugestões podem deixar nos comentários!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *